domingo, 27 de junho de 2010

VENEZA

Dia 23 de maio de 2010:
Tronchetto – Veneza: Com 338 mil habitantes é uma das mais belas cidades do mundo e também uma das mais turísticas.
Famosa e única pela sua estrutura que se estende por mais de 120 ilhas, separadas por numerosos canais e interligados por 400 pontes. As ruas são os canais por onde se percorre de mostocafos, vaporetos, gôndolas e barcos.
Foi a primeira porta de ligação entre o ocidente e o oriente, rivalizou com muitas cidades por essa posição e, foi por um longo tempo imbatível comercialmente. Daí sua influência bizantina que é percebida, principalmente, na Piazza San Marco. Aliás Veneza deve muito a Marco Pólo, que de lá saiu para desbravar o Oriente.
A cidade é única e vive mais para o turismo do que para a Itália. Entre 569 e 637, migrantes ocuparam a península administrada pelos patriarcas de Aquiléia, tornando-a autônoma e instituindo o dogado. O primo Doge Pauluccio Anafesto formou o núcleo dos cidadãos de Veneto, iniciando a expansão mercantil no Mar Adriático e concorrendo com os dálmatas e mulçumanos.
Doge Ascolo II (991 – 1008) impôs o seu domínio e instaurou a amizade com os impérios germânicos e bizantinos. O prestígio político e econômico superou as lutas entre o papado, o império e o avanço normando no baixo Adriático (XI – XII).

Nenhum comentário:

Postar um comentário