segunda-feira, 7 de junho de 2010

VATICANO

19 de maio: Visita ao Estado da Cidade do Vaticano.
O Vaticano é uma cidade estado soberana não banhada pelo mar, seu território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália.
Tem 44 hectares com os seus 800 habitantes. É o menor país do mundo, em população e área territorial.
Foi fundada em 1929, através do Tratado de Latrão e é a principal sede episcopal de 1,142 bilhões de católicos romanos de todo o mundo.
Os atos de organização da cidade são em italiano, mas os documentos oficiais da Santa Sé são emitidos em latim.
A cidade do Vaticano é um estado eclesiástico, governada pelo Bispo de Roma, o Papa. Os funcionários são públicos e clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. O Papa reside no Palácio Apostólico, que compreende cerca de 11500 aposentos e 20 pátios: apartamentos papais, museu do vaticano e a biblioteca apostólica romana.
São mais de 1000 salas, destacando-se a Capela Sistina e seus afrescos admiráveis, a sala régia e os Stange de Raffaello.

Museu do Vaticano: Abriga um fabuloso acervo de obras de arte de antigas civilizações egípcia, grega e romana. Quadros deslumbrantes pintados por renomados mestres medievais e renascentistas leva o visitante a uma viagem retrospectiva da história.
As salas e os corredores são repletos de esculturas, ornamentos, quadros, tapeçaria suntuosa e incontáveis obras de arte, que deixam o visitante extasiado.
A visita termina com a entrada na Capela Sistina, toda decorada com afrescos de grandes mestres do renascimento, como Michelangelo.
A capela não pode ser fotografada e é o local onde se realiza o conclave, quando os cardeais elegem o Papa. Nela o artista pintou em uma de suas paredes centrais o inferno, o purgatório e o paraíso. Na parede lateral esquerda o artista retratou o antigo testamento e na parede lateral direita retratou o novo testamento.
A capela foi restaurada pelo Papa Sisto IV entre 1477 e 1480, contando com o trabalho artístico dos pintores Pietro Perugino, Sandro Botticelli e Domenico, que concluíram a obra em 1482, recebendo o nome de Capela Sistina em homenagem ao Papa Sisto IV.

Basílica de São Pedro: Após a visita do Museu e à Capela Sistina, a delegação foi para a monumental praça da Basílica de São Pedro, para a audiência com o Papa Bento XVI, oportunidade em que eram saudadas as delegações dos diversos países que se encontravam presentes, entre elas o Brasil, terminando-se com a benção do Papa e o canto do Pai Nosso em latim.
A Basílica externamente é adornada por 140 estátuas de santos, mártires e anjos.
Seguiu-se a visita à Basílica de São Pedro, que é a maior das igrejas do cristianismo com 23.000m2 que pode acomodar até 60.000 devotos.
A obra da Basílica foi iniciada em 18 de abril de 1506 e concluída em 18 de novembro de 1626 e consagrada pelo Papa Urbano VII.
É interessante observar que a sede oficial do Papado é a Basílica de São João de Latrão que tem o título honorífico de Ominium Urbis ET Orbis Eclesiarium Mater et Caput (Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário