domingo, 27 de junho de 2010

VENEZA II

Praça de São Marcos: Embora atribuído a Napoleão Bonaparte o epíteto de “salão nobre da Europa, foi Alfred de Musset que cognomeou-a de “Le plus elegant salon d’europe”. A praça foi iniciada no Século IX com área pequena em frente à Basílica de São Marcos. O seu formato atual data de 1177, quando o Rio Batário foi inundado. A reestruturação foi realizada para o encontro do Papa Alexandre III com o Imperador Frederico Barba Roxa.
A praça é maravilhosa e bem conservada, já foi palco de cortejos, procissões e encontros políticos, é o point onde todo mundo se encontra, nos cafés, com mesinhas ao ar livre, música ao vivo, cheia de pombos e onde acontece o carnaval.
Completam este cartão postal as centenas de pombas que se misturam sem receio com os milhares de turistas que diuturnamente freqüentam a Praça São Marcos.

Basílica de São Marcos: Tem arquitetura bizantina, expressão artística de caráter religioso dos primórdios do cristianismo no Império Bizantino (Imperador Constantino).

Palácio Ducale ou Palácio dos Doges: No século IX foi a residência dos governantes de Veneza, chamados de doges e sede do governo. De arquitetura gótica é esplendida e o corpo principal do palácio é todo em mármore rosa de Verona. O gótico é uma evolução da arquitetura românica e precede a arquitetura renascentista.

Ponte dos Suspiros: Construída no século XVI, a Ponte del Suspire liga o edifício do Palazzo Ducale ao da Nuova Prigioni (“Prisão Nova”), da qual é separado por um canal. Os presos ao passarem por ela era a última visão que se tinha de Veneza antes de irem a julgamento e morrer, daí o nome “Ponte dos Suspiros”, que não pôde ser percorrida, pois estava em obra de restauração.

Gôndolas: Pode-se curtir o passeio de gôndola pelos canais, guiado pelo gondoleiro, saboreando a champanha francesa ao som de músicas italianas cantadas por um tenor. Realmente um passeio inesquecível.

Vaporetos: Anteriormente eram a vapor e hoje são a diesel. Percorrem o mar transportando os turistas para a ilha de Veneza. Um belo passeio com paisagens deslumbrantes ao longo do pequeno trajeto, que circula entre inúmeras embarcações e transatlânticos.

2 comentários:

  1. Parabéns são fotos belas queria eu também apreciar cada lugar desses.E poder conhecer um pouco mais da história da Europa.É facinante saber que tudas essas maravilhas foram registradas por um Barrosense.Obriga por compartilhar conosco sua viagem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula! Fiquei muito feliz com seu comentário. A intenção é justamente a de compartilhar essas experiências com todos os barrosenses. Leia também o post: Balanço de Viagem. Obrigado!

    ResponderExcluir