domingo, 25 de março de 2012

CEPAS QUININHA DE SOUZA É INAUGURADO


Hoje dia 25 de março de 2012, às 10:00horas foiinaugurado o CEPAS - CENTRO DE PASTORAL SOCIAL DONA QUININHA DE SOUZA, situado à Av. Carlos Alberto Pereira da Silva, nº1026, no Bairro Nova Barroso, em Barroso, Minas Gerais.

Sob os acordes da competente Banda de Musica Municipal, a cerimônia foi presidida pelo Exmo. Revmo. Sr. Dom Frei Célio de Oliveira Goulart e coordenada pelo pároco da Paróquia de Santa, Padre Fábio José Damasceno.

A solenidade foi prestigiada pelo Subsecretário de Agronegócio de Minas Gerais, Baldonedo Arthur Napoleão, pelos Vereadores Edison José de Campos, Hélio Carlos de Campos, Francisco Rodrigues Pereira, José Bernardo Meneghin, Reinaldo Aparecida Fonseca, Vanilton Antônio de Barros e Vera Aparecida Rodrigues Pereira, além do Secretário Municipal de Turismo Esporte e Lazer, Vicente de Paula Ferreira, do Secretário Municipal de Assistência Social, Anderson de Paula, do ex-prefeito Adelmo Graçano e por um grande número de pessoas que ocupou o salão e a parte externa onde foi armada uma tenda.

O Padre Fábio fez os agradecimentos e convidou em seguida o Senhor Bispo Diocesano e o Engenheiro Arthur Napoleão de Souza Neto, filho da homenageada, que desataram a fita simbólica de inauguração do CEPAS.
Em seguida procedeu-se o descerramento da placa na entrada do prédio, pelos filhos Arthur Napoleão de Souza Neto, Ana Maria de Souza, Antônio Maria Claret de Souza e Luiza Marilac de Souza.
O Senhor Bispo Diocesano fez as orações e abençoou o belo empreendimento. Padre Fábio convidou novamente os filhos de Dona Quininha presentes ao evento para descerrar o seu retrato localizado dentro do salão.

Pronunciamentos

O filho de Dona Quininha, Antônio Maria Claret de Souza falou em nome da família. Destacou os grandes atores da obra, chamando a atenção para as suas três grandes virtudes: a garra, a determinação e a paixão pelo que fazem.

Prosseguindo, disse que foi buscar nos pais de Dona Quininha a razão de seu modo de servir, lembrando que o pai dela, José Pio de Souza, conhecido como Zeca, era um grande empreendedor e que em junho de 1920, inaugurava no Distrito de Barroso a Usina de Geração de Energia Elétrica, aproveitando a cachoeira da Romana que fica muito próximo ao CEPAS. Naquele mesmo dia, em 1920, seu irmão Arthur Napoleão de Souza, então Presidente do Município de Tiradentes, inaugurava a central de abastecimento de água do Distrito de Barroso.

Falou dos dois acidentes que dizimaram a usina de energia elétrica e da bravura de José Pio de Souza, que não desanimou e reergueu a Usina pela terceira vez, gerando a energia elétrica para o Distrito até 1952, quando foi inaugurada a Usina do Bom Jardim, propriedade da Empresa Barrosense de Energia Elétrica.

Citou a mãe de Dona Quininha, Maria Coelho de Souza, a Dona Naná, que, tendo ficado viúva em 1926, quando Quininha de Souza tinha apenas dois anos, e tendo outros três filhos, Nenzinho, Lelei e Juraci, que ainda eram menores de idade, encarregou-se de educar os seus filhos e tocar os empreendimentos de José Pio de Souza.

Por último, falou do casamento de Dona Quininha com Geraldo Napoleão de Souza e a sua condição de primeira dama do já emancipado Município de Barroso, onde passou a dedicar-se totalmente às grandes causas sociais e religiosas do município, como a criação das Voluntárias do Instituto Nossa Senhora do Carmo, que presidiu durante 39 anos, de 1968 até 28 de agosto de 2007.

Falando em nome da Pastoral Social, Marislene Napoleão, discorreu competentemente sobre a importância da homenageada para a vida social e religiosa de Barroso, além de falar sobre o papel do Centro de Pastoral Social, que contará com quarenta e cinco voluntários na realização de sua missão.

Destacou ainda que mais importante que a doação do lote pela Dona Quininha, foi sua obra social em Barroso, oportunidade em que destacou também a doação do outro lote por Arthur Napoleão de Souza Neto, seguindo os passos de seus pais no apoio às grandes obras sociais no Município de Barroso.

Discorreu sobre a importância e a liderança do Padre Fábio na realização da grande obra, sinalizando inclusive para o Senhor Bispo o desejo da comunidade católica de Barroso em conservá-lo Pároco da Paróquia de Santana.

-

Seguiu-se a realização da Missa presidida por Dom Célio, ajudada pelo Padre Fábio e pelo Diácono Andrade. O Bispo em sua homilia, destacou a importância e o exemplo da obra do Centro de Pastoral Social para a Diocese de São João del-Rei, que ele tem incentivado no sentido da realização da inclusão social das pessoas marginalizadas.

Encerrada a Missa, o grande público presente foi convidado a visitar as instalações da monumental construção.

Parabéns ao Padre Fábio, a todos os colaboradores que direta ou indiretamente propiciaram a realização dessa obra de grande alcance social.

Nossos votos de sucesso para a Pastoral Social que terá a responsabilidade de conduzir os trabalhos no CEPAS.

Que Deus abençoe a todos!

Um comentário:

  1. tonho; parabns!!!!!!!!!
    por contribuir com o nosso pogresso............

    ResponderExcluir