domingo, 4 de setembro de 2011

250 ANOS DA MORTE DE ANTÔNIO DA COSTA NOGUEIRA



No dia 5 de setembro de 2011, a Câmara Municipal realizará uma Sessão Solene em comemoração aos 250 anos da morte de Antônio da Costa Nogueira, personagem importante de nossa história e que certamente foi o iniciador de nossa apaixonante Barroso. Filho de Portugal, nascido em Vermoin, chegou ainda jovem nesta nossa região instalando a sua fazenda no local conhecido pelos antigos como Barroso Velho, o qual depois viria a ser conhecido como Rua da Mina, hoje denominada Rua Francisco Ferreira Filho que, com a Rua Costa e Silva, dá a posição da fazenda de Antônio da Costa Nogueira.
Devoto de Nossa Senhora Santana, doou as suas terras para a Santa e fundou a capela em sua homenagem, onde se encontra hoje o CESAN, tendo à frente do prédio uma réplica da igreja original.
O Vereador Vanilton e o funcionário e historiador Wellinton foram recebidos pelas autoridades da cidade de Vermoim onde nasceu Antônio da Costa Nogueira e a Sessão Solene de amanhã será transmitida on-line para que as autoridades da comuna portuguesa possam acompanhar as homenagens ao filho daquela terra e patrono de Barroso.
Além de outras informações históricas muito interessantes, também será exposta a Medalha Antônio da Costa Nogueira recebida por meu pai Geraldo Napoleão de Souza das mãos do ex-prefeito José Bernardo Meneghin, como primeiro prefeito de Barroso, líder de sua emancipação política e que escreveu o livro Subsídios para a História do Município, registrando a história da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário