quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

BARROSO GANHA MAIS TRÊS MÉDICOS




Além da Dra. Kátia, temos a satisfação de anunciar mais três novos médicos: Dr. Karill Chesmann Ávila, Dra. Giordana Nascimento Brandão e Dra. Carolina Andrade Pedrosa. Parabéns aos três médicos por esta grande conquista, extensivo aos seus pais, que por certo estão jubilosos.






Na condição de Presidente do Instituto Nossa Senhora do Carmo, entidade filantrópica, mantenedora do Hospital de Barroso, vejo com muita alegria e expectativa a chegada desses novos médicos barrosenses.






Naturalmente que eles já pensam em fazer residência médica e, por certo, tenderão para ela no tempo de suas formações.






Dedicado ao Hospital de Barroso há quase 37 anos, tenho sempre uma preocupação sobre o futuro da atividade hospitalar, pois na medida em que a geração dos médicos do atual corpo clínico vai envelhecendo, não tendo possibilidade de manter o mesmo ritmo de décadas de dedicação à nobre profissão de ser médico, fico com a esperança de que esses médicos barrosenses que se formam possam dedicar integralmente ou mesmo parcialmente ao Hospital de Barroso.






Em função da pequena população e do fato de 90% dos clientes serem do Sistema Único de Saúde, temos a expectativa de que os novos médicos barrosenses que se formam, ao cozinharem suas aspirações, coloquem uma pitada de "paixão por Barroso", para também servir ao povo conterrâneo através do Hospital.






Uma lição importante, Barroso se situa entre duas cidades pólo de porte médio, com mais de 400 mil habitantes ao todo. Os mesmos quilômetros que separam Barroso de nossos vizinhos, separam também nossos vizinhos de Barroso. Se o médico se especializa e se torna respeitado e conhecido, mesmo atuando aqui, torna-se perfeitamente possível às populações vizinhas que os procurarem para solucionarem seus problemas de saúde, assim como muitos barrosenses, há anos, procuram as cidades vizinhas em busca de consultas especializadas.






Da parte do Hospital estamos nos preparando para realizar um grande investimento para a criação do Centro de Imagem, onde os médicos terão à sua disposição os mais avançados equipamentos de diagnóstico, os quais, por certo, facilitarão seu trabalho profissional.






Mais um registro importante. Seria interessante que estes novos médicos dedicassem algum dia da semana para dar um plantão no Hospital de Barroso, aliviando a carga de trabalho do responsável pelo plantão, Dr. João Pinto, que, tenho certeza, não deixará de dar o apoio aos seus novos médicos conterrâneos. O plantão no Hospital de Barroso é uma excelente experiência e uma verdadeira escola para o medico que inicia esta bela carreira sob a inspiração de Hipócrates.






Dr. Karill, Dra. Giordana e Dra. Carolina, que Deus ilumine os seus caminhos!

4 comentários:

  1. Giordana Nascimento Brandão12 de janeiro de 2012 às 16:52

    É com grande alegria e honra que leio esta mensagem. É muito gratificante saber que você, Antônio Claret de Souza, vereador e diretor do Instituto Nossa Senhora do Carmo, e toda a população Barrosense recebem-nos com tanto carinho.

    Foram anos de dedicação prestados aos estudos e agora é hora de colocá-los em prática. E claro, não deixaria de fazê-lo em nossa querida Barroso. Cidade esta onde nasci, me criei, me deu infância calma e produtiva, me ensinou a importância da família e do estudo, me mostrou o que é solidariedade e amor ao próximo, características essas essenciais ao médico.

    Agradeço de coração a confiança em mim e em meus amigos Dra. Carol, Dra. Kátia e Dr. Karill, que mesmo sendo recém formados e cobertos de um certo medo em exercer profissão tão complexa, não pouparemos esforços para atender bem a população de nossa cidade, aliviando suas dores e angústias, amenizando o sofrimento e a solidão. Afinal, ser médico não é só curar, é cuidar do coração e da alma, é ser amigo e ouvinte.

    Agradeço a confiança e desde já, peço ajuda aos enfermeiros, técnicos e demais profissionais do hospital, que tenho certeza, com experiência de tantos anos, tem muito a nos ensinar.

    Agradeço também ao Dr. João Pinto e Dr. Jairo, meus mestres e exemplos de profissionais, que me colocaram no mundo neste mesmo hospital, me mostraram a primeira cirurgia de minha vida, nunca pouparam esforços em me ensinar a Medicina e agora me vêem como colega de profissão. Amo vocês! E também ao Dr. Vinício, que me conhece desde criança, já me engessou inteira, me fez cirurgias, me ensinou várias vezes naquele livro em espanhol que eu pouco conseguia ler e abriu as portas do centro cirúrgico diversas vezes pra mim. Muito obrigado por tudo. Você é muito especial.

    Enfim, agradeço a toda a população Barrosense e me coloco a inteira disposição a todos vocês. Farei o possível pra atender a expectativa de todos. Com Deus guiando nossos caminhos, saberemos fazer o bem a todos!

    Grande abraço.

    Giordana Nascimento Brandão.

    ResponderExcluir
  2. Virgínia Renata de Araújo Cunha13 de janeiro de 2012 às 12:35

    Fico muito orgulhosa de ter nascido em Barroso, uma pequena cidade do interior, com muitos alunos e cidadãos brilhantes. Somente fiquei entristecida de no meio de tantos, apenas alguns terem sido motivo de orgulho para uma parte que usa o nome da cidade. Será que apenas eles concluíram o terceiro grau este ano? Será que somente eles formaram ?
    Tenho certeza que a população de Barroso ganhou muito mais profissionais em diversas áreas e mereciam ser mencionados.
    Parabéns a todos os recém formados e aprovados no vestibular, esperamos que quando formarem que o pensamento aristocrático e pouco democrático tenha mudado valorizando e parabenizando todas as profissões nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  3. Olá Virgínia Renata,

    Em primeiro lugar, obrigado pelo seu comentário.

    Imagino que esta deva ter sido a sua primeira visita ao blog. Se você clicar no canto direito, no link homenagem, vai perceber que eu já utilizei este espaço para homenagear diversas outras profissões e profissionais, que, apesar de honradas e fundamentais à sociedade, não são nada aristocráticas. Veja alguns exemplos: professor; bombeiro; caminhoneiro; enfermeiro; fonoaudiólogo; pedicuro; hoteleiro; balconista; diretor de escola; funcionário público; empregados da construção civil; sapateiro; dentista; pintor; entre diversas outras profissões e personalidades de nossa cidade.

    Sei que é praticamente impossível conhecer todos os barrosenses que se formam no terceiro grau. No caso dos quatro formandos que cito no blog, fiquei sabendo pois recebi o convite para a formatura de todos eles. Além disso, realizei esta singela homenagem principalmente pela minha condição de Presidente do Instituto Nossa Senhora do Carmo e também para chamar a atenção da sociedade para um grave problema que nos avizinha, qual seja, a possibilidade de faltar médicos dentro em breve.

    No ano de 2012 continuarei a homenagear todos os profissionais de nossa querida cidade, sempre aproveitando o ensejo do dia da profissão.

    Obrigado pela visita!

    Grande abraço,

    Antônio Claret

    ResponderExcluir
  4. Grande médica, fui muito bem atendida no Hospital Vera Cruz, obrigada

    ResponderExcluir