quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HOSPITALIDADE BRASILEIRA EM NOVA YORK

Eu e minha esposa, Maria das Graças, estivemos em Nova York no período de 13 a 26 de julho de 2011, acompanhados pela Maria Rita, sua filha Mônica e sua tia Joana.

Motivou-nos a viagem o vencimento do visto no passaporte para visitar os Estados Unidos e a visita à Flávia, filha da Maria Rita, que havia dado à luz ao Guilherme, que veio fazer companhia ao Vinícius, segundo filho da Flávia e do Flávio.

Verão na América, 40º de temperatura à sombra, que só não foi maior do que a calorosa recepção do Flávio, da Flávia, do Vinícius, e mesmo em silêncio permanente, ainda deu para perceber o calor e a graça do Guilherme já na primeira semana de sua chegada ao mundo, que com suas atenções fizeram-nos sentir no Brasil.

Há que se registrar também a recepção do Tob, que a cada toque na campainha da residência do Flávio e da Flávia, éramos saudados à porta pelo simpático cachorrinho que falava em inglês, pois aos nossos ouvidos, o seu simpático latido mais parecia uma saudação: “Welcome” “au” “au”.

Maria das Graças e eu, ficamos hospedados na casa da simpática Cida, brasileira do Rio de Janeiro, que há quase vinte anos reside nos Estados Unidos, no Bairro de Astória, muito próximo de onde também reside o Flávio e sua família.

Estando Flávia de repouso pós-parto, o Flávio com a sua extraordinária hospitalidade foi o cicerone a nos mostrar as belezas de Nova York e suas maravilhosas lojas que encantaram as quatro mulheres que nos acompanhavam. Foram todas às compras e compraram desde máquinas fotográficas, instrumento musical, aparelhos de informática, roupas, até, e, sobretudo, carrinho, berço e muitas roupas para a Cecília, primeira netinha aguardada pelos seus futuros avós, pais e familiares.

Após os passeios e as visitas às lojas, na volta para a casa do Flávio, à noite, ele sempre evidenciava os seus dotes culinários com deliciosos pratos, como o risoto de camarão, entre tantos outros, para deleite dos privilegiados visitantes brasileiros.

Também foi ao nosso encontro o Wállace, filho da Geisa e do João, que nos dedicou a mesma atenção e cuidado, fazendo questão até de nos acompanhar no ônibus que nos levou a Boston ao encontro do Mac, irmão da Maria das Graças, que não víamos há mais de doze anos. Na visita que fizemos à ele também curtimos a hospitalidade da Ivone, prima da Edna Graçano. Ela, juntamente com o Mac e um outro brasileiro, dividem o terceiro andar de uma casa em Somerville.

Boston é também uma metrópole, em seu entorno encontra-se Somerville, onde reside e trabalha o Mac. Além de Somerville, há também no entorno de Boston as cidades de Framingham e Cambrige, onde se situa a famosa Universidade de Harvard, que tivemos o prazer de visitar percorrendo os seus lindos gramados e conhecendo os seus belos prédios.

É interessante registrar que em Somerville passamos pela casa onde morou o atual Presidente dos Estados Unidos, Obama, na época em que estudou na Universidade de Harvard. Foi também nesta cidade que foi erguida a primeira bandeira dos Estados Unidos quando de sua independência. No local foi erguido um monumento um pouco parecido com o pórtico central existente no trevo de Barroso.

Em Nova York, Wállace e o Flávio também nos acompanharam em visitas há vários dos seus cartões postais, com a mesma atenção e cuidado.

Nova York é a cidade mais populosa dos Estados Unidos, conforme estatística de 2009, com 8,3 milhões de habitante, com área de 790km2, tendo a Metrópole 19 milhões de habitantes em uma área de 17400km2, composta dos distritos de Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. Costuma-se dizer que Nova York não dorme, com metrô e lojas funcionando 24 horas e como tem gente de todo o mundo, é dito que são falados na megalópolis 170 idiomas.

Aproveitando o passeio, fomos de barco à Staten Island para passar frente à ilha onde se situa a famosa Estátua da Liberdade. Entre os seus inúmeros arranha-céus fomos ao Empire State Building, atualmente o mais alto de Nova York, quando pudemos num raio de 360º, curtir a maravilhosa vista da grande megalópoli.

Visitamos também o local onde estão sendo construídos dois grandes prédios em substituição às torres gêmeas do World Trade Center que foram destruídas pelos terroristas de Osama Bin Laden. Ao lado deles, está também sendo construído um memorial e realizada uma urbanização que por certo ficará encantadora.

No Yanque Stadium tivemos o privilégio de assistir ao show de Paul McCartney e na Broadway a famosa peça “O Fantasma da Ópera”.

O Flávio com toda a sua atenção se lembrou também de nos levar a uma praia para nos refrescarmos da grande canícula que fazia no verão de Nova York, naturalmente sem a mesma beleza das inúmeras praias brasileiras.

Fizemos também uma visita a New Jersey, quando nos recebeu no metrô a simpática Valéria, que ficou o dia todo ao nosso lado na visita a um grande shopping, levando-nos de volta ao metrô, quando retornamos a Nova York

Tivemos o privilégio de visitar Times Square, chamado de encruzilhada do mundo, é o centro iluminado da região de teatros da Broadway, além de Wall Street em Manhattan, onde funciona a Bolsa de Nova York, centro financeiro global, desde a Segunda Guerra Mundial. Também tivemos o privilégio de passar pelo Rockfeller Center que juntamente com o seu entorno encantam os olhares dos visitantes.

Nova York é também a sede da ONU – Organização das Nações Unidas e se destaca também na educação com universidades de renome como a de Colúmbia e de Nova York

É impossível neste espaço escrever toda a grandeza de Nova York, mas é possível ser grato à HOSPITALIDADE DOS BRASILEIROS como Flavio, Flávia, Vinícius, Guilherme, Wállace, Mac, Ivone, Cida, Valéria, entre tantos outros brasileiros que vivem em Nova York e em Boston.