sábado, 4 de outubro de 2014

OUTUBRO ROSA


Tornou-se tradicional a caminhada das mulheres em Barroso, vestidas de camiseta rosa, para despertar a atenção para a prevenção do câncer de mama, como ocorreu nesta manhã de 4 de outubro de 2014.

Naturalmente que a prevenção passa pelo exame de mamografia, que permite detectar se a mulher tem algum nódulo que possa acometê-la do câncer.

Este evento e também a data em que o Instituto Nossa Senhora do Carmo completa 55 anos do início de suas atividades em Barroso, tocam profundamente a minha sensibilidade, levando-me a resgatar uma informação memorável.

No ano de 2000, em uma terça-feira de outubro, o Baldonedo telefonou-me informando que o Deputado Federal Aécio Neves dedicou uma dotação de R$70.000,00 (setenta mil reais) para o Hospital de Barroso para aquisição de aparelho de medicina e que o projeto tinha que chegar ao gabinete de Aécio Neves até sexta-feira da mesma semana.

Fui logo pesquisar sobre aparelhos de diagnóstico de medicina, para ver o que seria possível adquirir com os R$70 mil reais e conclui que o mamógrafo seria o mais indicado. Consultando na internet, constatei que o câncer de mama era uma das maiores causas de óbito das mulheres, o que me inspirou na redação do projeto, que ficou pronto na quinta feira.

Aproveitando a boa vontade do José Passos, o levei de carro até o trevo em Barbacena à noite, para que ele pegasse o ônibus para Brasília com o propósito de entregar o projeto no gabinete do Deputado Aécio Neves.

Assistindo o Jornal Nacional naquele mesmo dia, qual foi a manchete principal? A notícia de que no Brasil somente existiam 2.000 mamógrafos e que o câncer de  mama era a segunda maior causa de morte das mulheres. O ambiente propício alavancou a aprovação do projeto para a aquisição do mamógrafo para o Hospital de Barroso.

Até hoje milhares de exames já foram feitos e milhares de mulheres já foram salvas da terrível doença.
Obrigado ao hoje Senador Aécio Neves por mais este benefício para as mulheres barrosenses e ao Instituto Nossa Senhora do Carmo, sua diretoria, seus funcionários, médicos e outros profissionais que tantos serviços prestam à comunidade barrosense e regional na assistência médica-hospitalar e na assistência ao idoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário