segunda-feira, 5 de agosto de 2013

DIA NACIONAL DA SAÚDE

Hoje 5 de agosto de 2013, é o "DIA NACIONAL DA SAÚDE".

É uma data importante que deveria sensibilizar os poderes públicos, sobretudo o Governo Federal, para atender o clamor das ruas, garantindo recursos para o melhor funcionamento do Sistema Único de Saúde - SUS, uma proposta bem imaginada mas que subfinanciada fica depreciada no subconsciente da população brasileira.

Proporcionalmente ao seu Produto Interno Bruto - PIB, o Brasil é um dos países que menos aplica em saúde e percebo que o Governo Federal situa-se numa zona de conforto, pois a assistência médico-hospitalar, diferente da atenção primária, é mais cara e mais urgente e tem sido garantida pelas entidades filantrópicas, que atendem 50% das demandas do SUS.

Neste cenário em que os poderes públicos não dispõem de instalações suficientes para atender as demandas da assistência médico-hospitalar, apoiam-se nos Hospitais filantrópicos, remunerando apenas 60% de seus custos, levando-os ao endividamento. Associado a isso, temos as prefeituras municipais que, em geral, não investem o suficiente para suprir déficit de investimentos federais.

Espero que o Congresso Nacional garanta os 10% da receita bruta do Governo Federal para o SUS, para permitir um melhor funcionamento do Sistema, para o bem do povo brasileiro. Isso, claro, sem se falar dos 25% dos royalties do pré-sal que a longo prazo também poderão contribuir para a saúde.

A esperança é a última que morre, vamos acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário