sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A ÉTICA NA VIDA, A VIDA COM ÉTICA

A ética deve sempre pautar a nossa vida, seja na vida profissional, seja na vida pública. Os dizeres de um autor desconhecido, pode refletir a importância do respeito a este conceito. 

"Vigie seus pensamentos, porque eles se tornarão palavras. 
Vigie suas palavras, pois eles se tornarão atos. 
 Vigie seus atos, pois eles se tornarão seus hábitos. 
Vigie seus hábitos, pois eles se tornarão seu caráter. 
 Vigie seu caráter - porque ele será o seu destino" 

Estes ensinamentos devem sempre se fazer presentes, sobretudo para quem representa uma comunidade. Tudo o que uma personalidade pública diz, ainda que de forma pejorativa, pode se tornar um valor, principalmente para os menos preparados ou informados.

Recorro-me à CONVENÇÃO DA MATERIALIDADE, uma das convenções da Contabilidade, que ensina que não se pode perder tempo e dinheiro com valores insignificantes, que não trazem nenhum risco à sustentabilidade de uma organização, pela sua própria insignificância.

Nesses casos, a auditoria não tem tempo a perder com essas insignificâncias e o seu atestado de que o conjunto da obra está correto, tem que ser dado para a organização e dado o atestado, divulgar insignificantes particularidades, pode manchar o caráter de quem o divulga e pontuar o seu destino.

Que Deus nos abençoe e nos guarde como homens públicos, para que os nossos atos sejam pautados sempre pela ética e pelo respeito aos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário