segunda-feira, 29 de novembro de 2010

CAMPEONATO NACIONAL E SUAS CONTRADIÇÕES

Sou Fluminense desde criança, pois o meu pai, Geraldo Napoleão de Souza, também torcia pelo Fluminense. Naquela época, nesta região, as partidas eram transmitidas pelo rádio e só se ouvia as rádios do Rio de Janeiro, daí a influência dos times cariocas, sobretudo para o pessoal que nasceu na década de 40, 50 e até 60.

Minas Gerais despertou para o cenário esportivo nacional, com a inauguração do Mineirão, em que, juntamente com o meu pai, presenciei o jogo de estréia, quando a Seleção Mineira de Futebol ganhou de 1 x 0 do River Plate da Argentina, numa bela festa esportiva.
Naquele tempo o acesso se dava pela Av. Antônio Carlos e fomos ao Mineirão de taxi. Porém, ao final do jogo, era impossível entrar em uma lotação e não tinha mais táxis disponíveis, por isso resolvemos voltar caminhando. Fomos conseguir um táxi quando já chegávamos ao complexo da Lagoinha. Quem conhece Belo Horizonte sabe a distância que percorremos! A existência do Mineirão permitiu projetar melhor os times mineiros, principalmente os times do Cruzeiro e do Atlético, para o Brasil e para o mundo.

Todavia, apesar do meu Fluminense ter sido o melhor time do campeonato nacional e merecer o título (que poderá se concretizar no próximo domingo contra o Guarani, se vencer) o que me chamou a atenção são as contradições do campeonato por pontos corridos. Devido às profundas rivalidades entre os grandes times de São Paulo, Rio de Janeiro e mesmo Belo Horizonte, as torcidas preferem ver os times de outros estados serem campeões a ver os seus adversários próximos levantarem a taça.
Em virtude da tabela do campeonato, o Fluminense passou pelo São Paulo e pelo Palmeiras, mas se verificou que suas torcidas teriam ficado muito aborrecidas se estas equipes tivessem suplantado o tricolor carioca, beneficiando o Corinthians. Paradoxalmente, as torcidas de São Paulo e Palmeiras comemoraram muito os gols do Fluminense contra seus times!

Creio que o campeonato da forma anterior seria mais interessante para o cenário esportivo brasileiro, pois a disputa entre os quatro primeiros evitaria o problema, além de garantir maior arrecadação para os clubes disputantes.
De qualquer forma, o que está feito não pode ser alterado durante a competição, por isso, espero que, com justiça vigente e a partir das regras colocadas, o melhor time do campeonato nacional, FLUMINENSE, seja o campeão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário