quinta-feira, 29 de julho de 2010

REFORMA NA AV. GENÉSIO GRAÇANO

Quando foi anunciada a pintura da Rodoviária, manifestamos todo apoio e satisfação com relação à iniciativa. No momento em que outra obra na mesma região é anunciada gostaríamos de manifestar opinião diferente. Acreditamos que as obras de reforma dos passeios da Avenida Genésio Graçano, da forma como se pretende realizar, é equivocada. A retirada dos briquetes e da grama, substituídas pela pavimentação, impermeabiliza o solo, prejudicando o ambiente e o micro-clima da avenida e acabando com a harmonia estética entre canteiro central e passeios. Acreditamos também que a intervenção não era prioritária para o município e que o fluxo de pessoas, mesmo no horário de caminhada, não ultrapassava a largura atual do passeio.
O pior problema, no entanto, diz respeito à segurança. Quaisquer intervenções nos passeios da avenida não vão acabar com os cruzamentos e o fluxo de carros, principalmente no trevo. Nós acreditamos que o poder público deveria atuar no sentido de ativar outra área na cidade para os praticantes da caminhada. Para tanto, foi lançado em 2005, pelo Geraldo Napoleão Neto (G2), o Projeto: Ciclovia da Ferrovia, cujo objetivo principal é revitalizar o leito da antiga Ferrovia, às margens do Rio das mortes, para a prática do ciclismo e da caminhada. Os detalhes do projeto apresentamos no vídeo desse mês da TV PAIXÃO POR BARROSO.
Por fim, entendemos que a reforma da Avenida consolida uma área sem segurança para a prática de caminhada e que anula, ou pelo menos posterga, o projeto da Ciclovia, o qual consideramos muito superior. De todo modo, ficam 3 sugestões para amenizar os impactos negativos da ação da prefeitura: 1) que se plante árvores por toda a extensão da pista de caminhada; 2) que se construa uma passarela sobre o trevo da cidade; 3) que se priorize a construção de passeios no trecho entre o trevo e o bairro Jardim Europa (Av. Tiradentes), onde realmente os transeuntes trafegam pela avenida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário