Como relator da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Barroso, analisei o Projeto de Lei nº 095 de 9 de abril de 2014, que "AUTORIZA O MUNICÍPIO A FIRMAR CONVÊNIO COM A CODEMIG - COMPANHIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE MINAS GERAIS", para receber em doação o Distrito Industrial de Barroso.
Manifestei sobre a importância do Distrito para o desenvolvimento econômico sustentável de Barroso, como gerador de emprego e gerador de renda, registrando os esforços das pessoas que lutaram e lutam por esta causa.
Colocada em discussão a matéria pelo Presidente Quico do Bedeschi, todos os Vereadores se manifestaram favoravelmente, relatando fatos e personalidades que contribuíram para a construção do Distrito Industrial em Barroso.
Prestigiaram a reunião muitos empresários barrosenses que, por certo, investirão os seus recursos naquela importante planta industrial, ampliando as suas atividades no município.
Memorizando a história industrial da cidade, a partir dos esforços da Sociedade dos Amigos de Barroso, com a produção de cal, na década de 40, a bem sucedida ação de atração da fábrica de cimento, na década de 50, e relembrando os nomes daqueles voluntários, empresários, políticos, industriais e comerciantes, como Geraldo Napoleão de Souza - Presidente da Sociedade - Brasilino dos Reis Melo, Epifânio Barbosa, José Augusto de Souza, José Pio de Souza, José da Silva Pinto e Silvano Albertoni, percebi como a história se repete e se renova.
Nesta importante noite, de 19 de maio de 2014, gostaria de destacar as personalidades que têm ligações familiares com aqueles que, no passado, alavancaram a indústria barrosense e que, hoje, participam deste momento histórico, na perspectiva de alavancarmos agora, mais uma vez, a indústria barrosense.
Passo a descrever a afinidade de várias pessoas presentes à reunião da noite do dia 19 com os valorosos membros da Sociedade dos Amigos de Barroso:
- Antônio Maria Claret de Souza (eu) - filho de Geraldo Napoleão de Souza;
- Vereador Eduardo Pinto - bisneto de Epifânio Barbosa e sobrinho neto de José da Silva Pinto;
- Vereador Jayme Nogueira Filho - genro de José Pio de Souza;
- José Maria Reis - neto de Brasilino dos Reis Melo
- Belizário Jesus de Souza - neto de José Augusto de Souza.
Esses fatos narrados traduzem a nossa enorme responsabilidade de avançarmos nas conquistas por uma Barroso cada vez melhor, sonho que sonharam juntos os membros da Sociedade dos Amigos de Barroso e que tornaram realidade, e sonho que hoje sonhamos juntos - Vereadores, Executivo e Empresários - com a esperança renovada de tornarmos pujante a economia de nossa querida BARROSO, minha PAIXÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário