segunda-feira, 7 de junho de 2010

COLISEU

O Coliseu de Roma (Anfiteatro Flaviano) é o maior anfiteatro Romano onde aconteciam os combates mortais entre os gladiadores e os animais selvagens. Na Semana Santa tradicionalmente o papa faz a via sacra neste Coliseu.
O Coliseu (colosseum em latim) está localizado na região central de Roma, é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Abrigava 50.000 pessoas e com 48m de altura era usado para variados espetáculos.
Embora esteja hoje em ruínas, devido a terremotos e pilhagem, a edificação era o símbolo do Império Romano e em 7/7/2007, foi incluído entre as 7 maravilhas do mundo moderno.
Construído entre 70 e 90d.C, iniciado por Vespasiano (68 a 70d.C.) inaugurado por Tito(79 a 81d.C.), foi concluído por Domiciano, filho de Vespasiano e irmão de Tito (81 a 96d.C.)
A sua planta elíptica mede 2 eixos que se estendem aproximadamente de 190m para 155 m. A fachada compõe-s de arcadas decoradas com colunas dóricas, jônicas e coríntias, de acordo com o pavimento em que se encontravam.
As escadarias eram divididas em três partes:
Podium – classes altas;
Maeniana – classe médica;
Portici – plebe e mulheres;
Pulvinar – tribuna imperial para senadores e magistrados.
Por cima dos muros as mísulas sustentavam a cobertura de lona para proteger os espectadores do sol.
Bento XIV no século XVII declarou o Coliseu lugar sagrado e Gregório XVI e PIO IX restauraram o Coliseu no século XIX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário