A Praça Gustavo Meireles é uma das praças mais importantes de Barroso, pois em seu centro foi erguido um obelisco onde se encontra fixada a placa de bronze que registra o importante nascimento do Município de Barroso em 12 de dezembro de 1953.
Na última reforma por que passou, foi inserido um monumento em homenagem ao Cônego Luiz Giarola Carlos, o qual passou a dividir a atenção com o marco da emancipação político-administrativa de Barroso.
Observando isto, o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico cogitou transferir a estátua do pároco para um monumento a ser construído no jardim da Praça Sant'Ana, em frente a Matriz, para facilitar o acesso das pessoas e dos fiéis a esta importante figura da história de Barroso.
Após vários anos deixada ao relento, sem cuidados com os seus jardins, com todos os globos quebrados pelos vândalos, o atual governo resolver colocar os lampiões que trouxeram luzes para a Praça Gustavo Meireles, merecendo com isto este registro por esta preliminar e boa ação.
Todavia, já se percebe que quatro dos lampiões estão com suas lâmpadas queimadas, após apenas um mês de suas colocações.
Para o bem de nossa história, dois processos são fundamentais. Primeiro, o deslocamento da estátua do Cônego Luiz Giarola Carlos para a frente da Matriz de Sant'Ana, onde poderá contemplar o belo templo neo-gótico que ele mesmo construiu.
Segundo, a revitalização da Praça, com uma ideia urbanística que encante os olhos e desperte a atenção dos que passam ao seu largo. Afinal, pela sua importância, a Praça Gustavo Meireles merece tal atenção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário