Juntamente com os Vereadores Vanilton e Chiquinho Maromba fomos percorrer as áreas que foram mais impactadas pela enchente do Rio das Mortes, para levar o nosso apoio aos moradores e determinar ações que estejam ao nosso alcance para minimizar os efeitos desse acidente natural.
Não cabe neste momento fazer críticas à ocupação desordenada do solo, ou mesmo realizar considerações políticas, mas sim contribuir para minimizar os efeitos das enchentes sobre a população atingida, a qual, diga-se de passagem, atinge pessoas de todas as classes sociais. Os mais abastados solucionam pessoalmente os próprios problemas e os mais necessitados precisam realmente da sociedade civil e do apoio público para se reorganizarem em suas moradas. Respeitosamente foi esta a nossa intenção, que passamos imediatamente levantar recursos voluntários a partir dos próprios Vereadores e dos funcionários da Câmara Municipal de Barroso, como um gesto de solidariedade às famílias atingidas pelas enchentes.
Amparando os nossos comentários, observamos também que mesmo quem tem suas casas nos morros, muita acima do nível do Rio das Mortes, em alguns locais pontuais tiveram suas construções atingidas face ao grande volume de chuvas observado nesta estação, e que, por isso, merecem também a nossa atenção.
Por último, gostaria de parabenizar a todos os barrosenses pelo belo exemplo de solidariedade que vêm demonstrando no suporte às vítimas das enchentes. Em especial, gostaria de destacar a liderança do Bruno Ferreira e Eduardo Pinto à frente do Jornal Barroso em Dia; de Rhonan Moreira, um dos principais articuladores da ajuda às vítimas; Luciano Nascimento pela coordenação dos esforços à frente da Igreja Presbiteriana Central e Baldonedo Napoleão pela intermediação da doação de alimentos feita pela Secretaria de Estado de Defesa Social às vítimas da cidade. É fato que sem a ajuda da sociedade civil não conseguiremos virar esta triste página de nossa história e recuperarmos os prejuízos.
Colocamo-nos à disposição das comunidades atingidas pelas enchentes para ajudá-los no que estiver ao nosso alcance e que Deus dê a todos muita energia para sobrepujar o obstáculo que a natureza os impôs nesta estação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário