O dia de hoje, 5 de dezembro, é dedicado ao VOLUNTARIADO.
É uma data muito especial, que me faz lembrar pessoas especiais, como minha mãe, Dª Quininha, e meu pai, Geraldo Napoleão de Souza.
Para ajudar a manter o Hospital de Barroso e depois o Asilo, ela criou a associação informal das Voluntárias do Instituto Nossa Senhora do Carmo, a qual presidiu por mais de trinta anos, enquanto esteve viva.
Toda a sua história de vida foi de dedicação às grandes causas sociais de Barroso, genuinamente voluntária.
O meu pai, Geraldo Napoleão de Souza, que também nutria uma grande paixão por Barroso, na condição de seu líder político liderou a emancipação da cidade entre 1948 a 1953. Em 12 de dezembro de 1953 os esforços foram compensados, com o Governador de Minas Gerais Juscelino Kubitschek de Oliveira sancionando a Lei nº 1039, que emancipava Barroso de Dores de Campos.
Geraldo Napoleão de Souza teve também uma vida marcada pelo voluntariado. Na educação, juntamente com o Padre Luiz Giarola Carlos, fundou o Ginásio São José, contando também com o apoio da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, tendo sido o Presidente da entidade mantenedora durante toda a sua existência, sem nenhuma remuneração.
Na área da saúde, também acompanhado do Padre Luiz, criou há 51 anos, o Instituto Nossa Senhora do Carmo, entidade mantenedora do Hospital e do Asilo, onde exerceu os cargos de Tesoureiro e Diretor Geral.
É importante salientar que os Diretores de entidades filantrópicas não têm nenhum tipo de remuneração. No meu caso, venho servindo na condição de Diretor Geral e Presidente do Instituto Nossa Senhora do Carmo ao longo desses vinte e um anos. Cabe ainda ressaltar que, apesar de não terem remuneração, os Diretores têm grande responsabilidade civil como representantes oficiais das entidades.
Por falar em voluntariado, não há como não homenagear neste dia, os Voluntários do Instituto Nossa Senhora do Carmo, na pessoa de sua Presidente Mariana Alvim, que no momento se encontra doente. Estamos pedindo a Deus que lhe dê força e saúde para continuar este grande trabalho e temos certeza que sua recuperação se dará em breve.
Sem citar nomes, homenageio também os muitos voluntários - especialmente aqueles que exercem através da Igreja Católica - que ajudam as pessoas mais necessitadas em suas caminhadas terrenas.
Parabéns a todos que voluntariamente ajudam o próximo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário