quarta-feira, 24 de junho de 2015

A CÂMARA ITINERANTE E A QUALIDADE TOTAL


No dia 22 de junho de 2015, ocorreu a reunião da CÂMARA ITINERANTE envolvendo os Bairros Dr. José Guimarães e Genésio Graçano, trabalho este reiniciado pela Câmara por iniciativa da Mesa da Câmara presidida pelo Vereador Edison José de Campos.

A Câmara Itinerante foi criada pelo então presidente Reinaldo Fonseca para que os Vereadores pudessem ouvir a comunidade barrosense, tendo em vista que a frequência às reuniões da Câmara às segundas e quintas feiras não é um costume dos cidadãos barrosenses.

Por que relacionar a Câmara Itinerante com a qualidade total?

A Qualidade Total, em inglês Total Quality Management - TQM, iniciou-se no Japão pela Toyota, com o objetivo de criar a consciência da qualidade em todos os processos organizacionais em todos os escalões, mas também estendida a todos os parceiros.

A tecnologia está tornando as empresas ou organizações semelhantes em muitos aspectos (instalações, equipamentos, produtos, preços, etc), com todas elas trabalhando com pessoas, mas o que pode diferenciar uma das outras é o ATENDIMENTO AO PÚBLICO.

Para satisfazer essas exigências as empresas e as organizações têm que se atualizar, se reciclar e se organizar de forma a garantir sua sobrevivência e isto só é possível através de pessoas.

Quando se fala em qualidade total costuma-se dizer que a Direção sabe 10% dos problemas e que o chão da fábrica é que conhece os problemas.

Assim também, quando a Câmara, através de seus Vereadores, vai ao encontro da comunidade para conhecer sobre suas necessidades e angústias, tem este sentido de melhorar a qualidade de vida daquela comunidade, transmitindo ao Poder Executivo Municipal estas informações, para que a aplicação dos recursos naquele bairro vá de encontro às necessidades daquela população, naturalmente hierarquizando as intervenções em função das limitações dos recursos.

Basicamente o que mais aflige os moradores sobretudo do Bairro Dr. José Guimarães é a falta de rede de esgoto. iluminação, pavimentação e limpeza de ruas, além de destacar a importância da ligação asfáltica e também iluminada com o Bairro Bedeschi.

Comentei que nos tempos idos os proprietários dos terrenos loteavam as suas terras sem nenhuma infraestrutura, doando 35% do terreno para a Prefeitura para construir os equipamentos como escola, posto de saúde, mas que acabava sendo doado e ficando por conta da Prefeitura a colocação de toda a infraestrutura de água, esgoto, iluminação e pavimentação.

Apesar dos problemas legados por tal atitude, a mesma teve um grande apelo social no momento que foi adotada. Logo, não se pode ficar chorando o leite derramado, mas sim encontrar caminhos para a satisfação de todos os barrosenses onde quer que ele esteja morando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário