terça-feira, 21 de outubro de 2014

HOSPITAL DE BARROSO E O SERVIÇO DE URGÊNCIA


Um cidadão enviou uma correspondência ao Hospital, ressalvando a qualidade do Hospital de Barroso mas chamando a atenção para o problema da demora no atendimento no serviço de urgência e emergência, citando o caso de um paciente que fez a ficha às 7:30 horas e só foi atendido às 22:30 horas, do mesmo dia.

Seguindo a orientação do Sistema de Saúde, o Hospital implantou o "PROTOCOLO DE MANCHESTER", que tem este nome por ter sido originado da cidade de Manchester na Inglaterra. Após seu surgimento, o protocolo foi implantado nos hospitais da Europa, América e há pouco tempo no Brasil.

Pelo PROTOCOLO DE MANCHESTER o paciente é acolhido inicialmente por uma enfermeira de curso superior, que após ouvir as queixas do paciente, medir a sua pressão e observar as suas queixas, classifica a necessidade de seu atendimento, a saber:
Cor Vermelha (emergente): atendimento imediato;
Cor Laranja (muito urgente): atendimento em dez minutos;
Cor Amarela (urgente): atendimento em sessenta minutos;
Cor Verde (pouco urgente): atendimento em 120 minutos; e,
Cor Azul (não urgente):  atendimento em 240 minutos.

Com a expansão da fábrica de cimento pela Holcim, o movimento no serviço de urgência e emergência aumentou para uma média de 100 atendimentos/dia, sendo um médico plantonista a cada 12 horas e médicos de várias especialidades de sobreaviso, caso o médico plantonista necessite de algum apoio.

A classificação permite caracterizar os tipos de atendimentos. Pelas estatísticas, observa-se que 25% dos atendimentos têm sido classificado como vermelho, laranja ou amarelo e 75% verde e azul. Os atendimentos verdes e azuis poderiam ser tranquilamente atendidos nos PSFs.

É importante informar que a classificação não é pela condição social do paciente, SUS, plano de saúde ou particular, mas exclusivamente pela situação física e/ou mental do paciente.

Outro fato importante é que o Hospital de Barroso está entre os quatro hospitais da macro-região  centro-sul que mais atendem ao SAMU, esclarecendo que a central situa-se em Barbacena e um médico, que não é de Barroso, obedece um protocolo para acionar a ambulância em Barroso para dar o socorro ao paciente que necessita do serviço. Assim, mais uma vez, acredito que não há como vincular o atendimento à condição social de um paciente, que o médico nem conhece, mas sim pelas informações que ele recebe pelo telefone. Faço esta colocação porque o cidadão também se queixou do SAMU afirmando que o atendimento é de acordo com a condição social do paciente.

A administração e a direção do Hospital de Barroso se preocupa com a situação do serviço de urgência e emergência, que é um serviço de alto custo. O valor de R$150.000,00 mensais aproximadamente, tem sido custeado com o apoio financeiro suplementar de R$40.000,00 da Câmara Municipal de Barroso, acrescido de R$50.000,00 da Prefeitura, além do sobreaviso de R$48.000,00.

A contratação de médicos plantonistas não tem sido fácil em função do valor que o Hospital pode pagar, comparando-se com o valor praticado na região, Barbacena, São João del-Rei, Dores de Campos e Carandaí, torna-se impossível colocar mais um médico com os recursos financeiros que são disponibilizados.

Contudo, o Hospital tem tomado várias iniciativas para agilizar o atendimento no serviço de urgência e emergência, a saber:
  1. Foi solicitado um apoio financeiro da Mendes Junior, para se colocar um médico fora do Hospital para o atendimento aos trabalhadores da empresa, para diminuir a demanda no serviço de urgência e emergência. Ainda não obtivemos resposta;
  2. Tem-se buscado um apoio financeiro complementar da Secretaria de Estado da Saúde no valor de R$100.000,00 mensais, como é pago ao Hospital de Carandaí, o que exigiria e permitiria a contratação de mais um médico para o serviço de urgência e emergência;
  3. Ampliação da recepção do serviço de urgência e emergência para o conforto dos pacientes e acompanhantes; e,
  4. Estabelecimento de uma parceria com os PSFs para o encaminhamento de parte dos pacientes classificados como verde e azul.
Com essas iniciativas, a expectativa é pela amenização da situação da urgência e emergência no Hospital.

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