segunda-feira, 14 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO "DIA DO PROFESSOR"



Todas as ciências e os cientistas tiveram, por certo, o apoio de professores nos vários estágios da vida escolar e acadêmica. 

O cenário atual de desvalorização do professor tem levado estudantes que buscam cursos superiores a optarem pelas carreiras profissionalizantes, deixando a licenciatura em segundo plano, só optando por ela quando a sua aprovação na primeira opção é dificultada pela alta concorrência.

É interessante observar que neste tempo da fantástica evolução da internet, o professor que não se adaptar e não se familiarizar com o uso das ferramentas computacionais disponíveis, não conseguirá obter a confiança da juventude estudiosa - ou apenas curiosa – que, viciada pelo sistema, já não se entusiasma com aulas comuns.

Há um fato importante a registrar: A internet tem levado os alunos a tirar cópias de trabalhos, sem que seja necessário qualquer esforço mental, o que pode levá-los à acomodação, com prejuízo para a sua formação. 

Em alguns países da Europa já não se aceita mais este tipo de situação, havendo a exigência de que os alunos escrevam os trabalhos de seu próprio punho, até mesmo como forma de melhorar a caligrafia, além de ser uma maneira de aumentarem o conhecimento das palavras e gravarem de forma mais consistente a forma de redigir e as técnicas de redação.

Com salários baixos, como poderá o professor adquirir os computadores e como será possível participar de treinamentos e reciclagens para a adaptação a este novo cenário?

Além de tudo isso, a família tem parte importante na formação dos filhos e, com a marcante situação de famílias desajustadas, na escola se reflete o baixo desempenho dos alunos.

Contudo, por força, mérito e dedicação dos abnegados professores, as escolas ainda se encontram de portas abertas, tentando passar para os pupilos os ensinamentos das ciências e da boa educação.

Uma coisa que observo é que, apesar de todas as dificuldades, a escola tem metas de desempenho a cumprir, levando o professor a se desdobrar, apesar das dificuldades, para atingir os objetivos.

Quando a escola municipal adotou um método que exigia o cumprimento de metas, os resultados foram excelentes e Barroso ficou entre as cem melhores escolas municipais do Brasil. Ao se abandonar o método, perdeu-se espaço, com o consequente prejuízo na formação dos discentes.

Apesar de tudo, reforço os nossos parabéns aos abnegados mestres, compromissados com a formação de seus aprendizes, vencendo obstáculos por dedicação à grande causa do ensino, fundamental para o desenvolvimento das nações e dos povos.

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