quarta-feira, 23 de outubro de 2013

DONA ZARI, DESCANSE EM PAZ!

Recebi hoje, por meio de minha esposa Maria das Graças, a triste notícia da passagem de minha madrinha de casamento, Dona Zari.

Esposa do também falecido Dr. João Domingos Tarchi, filha da Dona Eliza e do Senhor Severino Rodrigues, irmã da também falecida Dona Eda, deixa dois filhos, Sandra Tarchi, casada com Tadeu, e Luíz Fernando, casado com Zandinha.

Meus profundos sentimentos aos seus filhos, netos, sobrinhas, genro, nora e demais parentes.
Dona Zari foi sempre uma pessoa elegante e discreta, acompanhando o esposo enquanto viveu. Barroso perde uma de suas mais tradicionais figuras, oriunda da também tradicional família Rodrigues. 

Dona Zari, vá em paz e que Deus a receba no paraíso.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

15 DE OUTUBRO "DIA DO PROFESSOR"



Todas as ciências e os cientistas tiveram, por certo, o apoio de professores nos vários estágios da vida escolar e acadêmica. 

O cenário atual de desvalorização do professor tem levado estudantes que buscam cursos superiores a optarem pelas carreiras profissionalizantes, deixando a licenciatura em segundo plano, só optando por ela quando a sua aprovação na primeira opção é dificultada pela alta concorrência.

É interessante observar que neste tempo da fantástica evolução da internet, o professor que não se adaptar e não se familiarizar com o uso das ferramentas computacionais disponíveis, não conseguirá obter a confiança da juventude estudiosa - ou apenas curiosa – que, viciada pelo sistema, já não se entusiasma com aulas comuns.

Há um fato importante a registrar: A internet tem levado os alunos a tirar cópias de trabalhos, sem que seja necessário qualquer esforço mental, o que pode levá-los à acomodação, com prejuízo para a sua formação. 

Em alguns países da Europa já não se aceita mais este tipo de situação, havendo a exigência de que os alunos escrevam os trabalhos de seu próprio punho, até mesmo como forma de melhorar a caligrafia, além de ser uma maneira de aumentarem o conhecimento das palavras e gravarem de forma mais consistente a forma de redigir e as técnicas de redação.

Com salários baixos, como poderá o professor adquirir os computadores e como será possível participar de treinamentos e reciclagens para a adaptação a este novo cenário?

Além de tudo isso, a família tem parte importante na formação dos filhos e, com a marcante situação de famílias desajustadas, na escola se reflete o baixo desempenho dos alunos.

Contudo, por força, mérito e dedicação dos abnegados professores, as escolas ainda se encontram de portas abertas, tentando passar para os pupilos os ensinamentos das ciências e da boa educação.

Uma coisa que observo é que, apesar de todas as dificuldades, a escola tem metas de desempenho a cumprir, levando o professor a se desdobrar, apesar das dificuldades, para atingir os objetivos.

Quando a escola municipal adotou um método que exigia o cumprimento de metas, os resultados foram excelentes e Barroso ficou entre as cem melhores escolas municipais do Brasil. Ao se abandonar o método, perdeu-se espaço, com o consequente prejuízo na formação dos discentes.

Apesar de tudo, reforço os nossos parabéns aos abnegados mestres, compromissados com a formação de seus aprendizes, vencendo obstáculos por dedicação à grande causa do ensino, fundamental para o desenvolvimento das nações e dos povos.

sábado, 12 de outubro de 2013

PE. FÁBIO JOSÉ DAMASCENO

Foto: Leandro Cerqueira (Leandro Fotografias)
"O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec”. (Salmo 109, 4)

"Porque Deus o proclamou sacerdote segundo a ordem de Melquisedec”. (Hebreus 5, 10)

Ouvindo hoje, dia 12 de outubro de 2013, dia da Padroeira do Brasil, Na. Sra. Aparecida, durante a missa das 9:00 horas, a inspirada pregação do Padre Pedro de Jesus Wiermann, que acolheu o Padre Fábio em 1988 na

Paróquia de Sant'Ana e, percebendo as manifestações de todos os seguimentos da comunidade barrosense saudando e dando Graças pelo Jubileu de Prata do Padre Fábio, creio que o Pastor homenageado pela suas ovelhas deve estar sentindo o gosto de uma missão divina cumprida.

Os dizeres de São Padre Pio de Pietreclina se afinam com a vida sacerdotal do Padre Fábio nesses 25 anos de caminhada, quando assim se expressou:

"A maior alegria de um pai é que os filhos se amem, formem um só coração e uma só alma. Não fostes vós que me escolhestes, mas o Pai Celeste que, na minha primeira missa, me fez ver todos os filhos que me confiava." (Pe Pio)

Padre Fábio, o Pastor, está por certo jubiloso, ao ver os movimentos e as irmandades formando um só corpo e uma só alma, para compartilhar de suas alegrias, contaminados pela fé em Jesus Cristo - filho de Deus Pai e de Maria Cheia de Graça -, fruto de seus ensinamentos que como luzes pratearam as noites de seus filhos ou, como o sol, iluminaram e aqueceram seus dias.

Parabéns, Padre Fábio! E que Deus continue dando-lhe energia e inspiração divina, para continuar apascentando suas ovelhas, nesta Barroso que nasceu sob o manto da Mãe de Maria, sob a inspiração e a devoção de Antônio da Costa Nogueira, que por sua liderança continuará sempre mais católica, apostólica e romana.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

54 ANOS DE HISTÓRIA DO INSC



54 ANOS!
FUNCIONÁRIA(O)
VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA
       Hoje, 04 de outubro de 2013, o Instituto Nossa Senhora do Carmo completa 54 anos do início das suas atividades, quando na Praça do Rosário, 28 (atual Colégio Invictus), era inaugurada a Maternidade.
            Por que Nossa Senhora do Carmo?
            O Padre Luiz Gioarola Carlos era devoto de Nossa Senhora do Carmo e com a tentativa frustada de trazer as Irmãs Carmelitas para administrar o Hospital, conseguiu que as Irmãs Franciscanas viessem para Barroso e em homenagem a elas, realizou a inauguração no dia de São Francisco de Assis (4 de outubro).
            O povo de Barroso e também da região tem este conforto de ter um Hospital que o acolhe sobretudo na hora em que a gestante dá luz a um precioso bebê, ou nos momentos em que precisa aliviar a sua dor e o seu sofrimento.
            São 54 anos de muita luta para se garantir recursos para a manutenção desta nobre causa e eu digo: “Todos, funcionários, médicos, diretores e voluntários, que por aqui passaram e os que aqui estão, como VOCÊ, são verdadeiros heróis desta resistência, pois além de exercer um trabalho profissional, competente e humano, ainda tem que se dedicar a Show de Prêmios e outras iniciativas.
            Por isto, o aniversário é do INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO, mas o parabéns é para VOCÊ.

ANTÔNIO MARIA CLARET DE SOUZA