terça-feira, 13 de agosto de 2013

O PARTO NORMAL É NORMAL

Participando na Ortópolis com o grupo da saúde, iniciamos a discussão preliminar sobre os índices apresentados pelo Observatório de Barroso, notadamente com a atenção voltada para os indicadores da saúde.
No pouco tempo que pude estar presente, em função da reunião da Câmara Municipal, o elevado índice de partos cesáreos que suplantou os 60%, foi um dos resultados que despertou a atenção dos presentes.
Todos os trabalhos científicos são conclusivos nesta matéria. O parto normal é menos arriscado e muito mais benéfico para a gestante e para o bebê.
Infelizmente temos observado que diferentemente de países avançados como a Noruega e outros países da Europa, o índice de cesáreas é da ordem de 15%, com 85% de partos normais, enquanto no Brasil, nos planos de saúde, por exemplo, este índice chega a 80%.
Os partos cesáreos no Brasil teriam se tornado uma cultura das gestantes e dos obstetras?
O que fazer? Tudo pode ser feito, mas nada será feito enquanto não se começe. Vamos começar a discutir, envolvendo todos os interessados, gestantes, médicos obstetras, enfermeiras obstetrizes e representantes do hospital, do governo federal, estadual e municipal.
Parto normal é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário