sexta-feira, 6 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DA SAÚDE



Amanhã, dia 7 de abril, é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Talvez por isso, o Estado de Minas de hoje, 6 de abril, Sexta Feira Santa, traz a manchete em sua primeira página: "LEILÃO DE MÉDICOS" e na pagina nº 3, estampa: "Quem dá mais pelo jaleco?".


É uma matéria da maior importância para a reflexão dos futuros candidatos a Prefeito e a Vereadores, sobretudo neste ano em que a Igreja Católica em sua Campanha da Fraternidade aborda o tema "Fraternidade e Saúde Pública".


Percorrendo nesta manhã a alameda arborizada de nosso belo jardim da Praça Sant'Ana, enquanto aguardava o início da Via Sacra ao vivo, encontrei-me com o Senhor Luiz Chiericato, pessoa religiosa, de grande caráter e que já aposentado, continua agregando valor aos assuntos importantes de Barroso, sempre de forma voluntária.

O Sr. Chiericato, como é popularmente conhecido, na condição de membro do Conselho Deliberativo do Instituto Nossa Senhora do Carmo, estava indignado com as impropriedades ditas por um cidadão barrosense em uma rádio da região, estimulado pelo locutor do programa.
Disse para ele que não iria responder a colocações descabidas, emitidas por quem não tem nenhum conhecimento sobre o sistema de saúde e que talvez a leitura da matéria do jornal Estado de Minas de hoje poderia contribuir para ampliar os parcos conhecimentos do cidadão em questão sobre o tema da saúde.


Como estamos na Semana Santa, cabe-me parafrasear Jesus: "Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que falam".


O jornal Barroso em Dia, competente informativo que traz a notícia na hora em que ela acontece, tendo como um dos redatores o Eduardo Pinto, leitor que me honra neste blog e filho do Dr. João Pinto, dedicado médico responsável pelo plantão do Hospital de Barroso, poderia dedicar uma matéria, confrontando a realidade dos vários municípios citados no Estado de Minas e a realidade da assistência médico-hospitalar de Barroso.


Dessa forma, com a independência e a legitimidade costumeira, o jornal poderia contribuir para que as pessoas menos informadas possam se educar. Assim, ao falarem de coisa séria como a saúde, elas não jogarão no ar, e nas ondas do rádio, opiniões desprovidas de seriedade e responsabilidade.

Um comentário:

  1. Boa tarde Tonho. Primeiro muito obrigado pelas referidas palavras em relação ao nosso veículo. É importante saber que pessoas de sua importância nos acompanha, reconhece e respeita nosso trabalho.
    Quanto ao assunto em "pauta" mais uma vez nos colocamos inteiramente a disposição da população e do senhor para discutirmos e também abordá-lo em forma de reportagem.
    O jornal e site Barroso EM DIA tem sempre feito isso, inclusive através da coluna do competente Antônio Claret, que ao discutir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio abordou também indicadores da área da saúde, de forma brilhante.

    Enfim, podemos manter contato para pensarmos no tema que o senhor propôs, "realidade da assistência médico-hospitalar de Barroso". É só marcarmos. Será um grande prazer. Discutirei a pauta também com meus companheiros de redação.

    Obrigado pela sugestão e novamente obrigado pelas palavras de respeito.

    Atenciosamente,
    Eduardo Pinto
    barrosoemdia.com.br

    ResponderExcluir