sexta-feira, 20 de abril de 2012

TEREMOS MAIS SAÚDE COM O SEU APOIO, ELEITOR!




Representando a Câmara Municipal e o Instituto Nossa Senhora do Carmo, entidade mantenedora do Hospital Municipal Prefeito Macedo Couto, no dia 13 de abril de 2012 estive presente no evento promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, com o apoio da Ordem dos Advogados, Associação Médica de Minas Gerais e CNBB para o lançamento da CAMPANHA PELO PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DO POVO BRASILEIRO que determinará que o Governo Federal aplique o mínimo 10% ao ano de sua receita bruta na saúde.


É importante relembrar que a Emenda Constitucional nº 29, após doze anos no Congresso Nacional, foi aprovada obrigando os Municípios a aplicarem, no mínimo, 15% na saúde. O Projeto ainda previa a aplicação de 12% pelos Estados e 10% pela União.


Infelizmente a Presidente da República vetou os 10% que caberiam à União, mas manteve a obrigatoriedade dos Estados e Municípios.


O veto da Presidente significou R$32 bilhões a menos em 2012 para a saúde.


A campanha da fraternidade da Igreja Católica, que neste ano teve como tema "FRATERNIDADE E SAÚDE PÚBLICA", colocou em evidência os problemas de saúde do povo brasileiro.

Em função do veto da Presidente, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, OAB e Associação Médica de Minas Gerais iniciaram uma campanha pelo Projeto de Lei popular que exigirá da União a aplicação mínima de 10% na saúde, como previsto antes do veto.


Estou lançando esta campanha em Barroso, através da Câmara Municipal e através do Instituto Nossa Senhora do Carmo.


Para participar da campanha o cidadão tem que ser eleitor, pois no documento deverá registrar o nome, assinatura, número do título de eleitor, zona e seção eleitoral.


No Hospital de Barroso o documento para a assinatura já está à disposição do eleitor que quiser aderir à campanha.


Vamos mostrar a força do povo de Barroso em favor da melhoria das condições de saúde para o povo brasileiro. Nossa meta é termos em Barroso a adesão, em termos proporcionais, do maior número de eleitores do Brasil.

SAÚDE JÁ! TODOS NESTA LUTA!

domingo, 15 de abril de 2012

MUSA Museu Sagarana



Tivemos na sexta-feira, 13 de abril de 2012, o prazer de assistir a inauguração do Museu Sagarana, na cidade de Itaguara, Minas Gerais. A cidade tem um dos mais jovens prefeitos do Brasil, o Alisson Diego, que é cidadão honorário barrosense e estudou no Colégio São José, onde fundou o Grêmio Estudantil que recebe seu nome.


Acompanhado do Antônio Filho e da Ana Lígia, participamos da inauguração do Museu Sagarana, uma homenagem à memória do grande escritor João Guimarães Rosa, que nasceu em Cordisburgo em 27/06/1908 e faleceu em 19/11/1967, três dias após o escritor ter tomado posse na Academia Brasileira de Letras. Formado em medicina pela Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, hoje integrada à UFMG, Guimarães Rosa foi exercer a medicina em Itaguara por dois anos. A dedicação do grande escritor me lembrou o trabalho do Farmacêutico Mário Braz em Barroso, que ia para as roças, fazia partos e atendia os doentes onde não havia assistência médica.


Guimarães Rosa, após dar a sua contribuição para resolver os problemas de saúde do então povoado de Itaguara, por concurso, seguiu a carreira de diplomata, sendo designado como Cônsul Adjunto em Hamburgo e deixando de exercer a medicina.


É importante registrar que no consulado à época da Guerra Mundial de 1945, acolheu os judeus perseguidos pelo nazismo, expedindo para eles os passaportes para virem para o Brasil, fugindo das barbáries do holocausto, época em que era acompanhado pela sua segunda esposa a Dona Aracy. Em abril de 1985, quando Guimarães Rosa já havia falecido, o Governo de Israel, como homenagem póstuma, deu o nome de Guimarães Rosa e Aracy ao bosque que fica nas colinas de Jerusalém.


Paralelamente à carreira diplomática, Guimarães Rosa exteriorizou uma de suas grandes virtudes, a de escritor, consagrando-se nacional e internacionalmente, nesta arte. Talento que teve as paisagens conquistanas (Itaguara) como inspiração.


O seu livro "Grande Sertão: Veredas" foi considerado uma das mais importantes obras da literatura brasileira e lusófona. Em maio de 2002, o Clube do Livro da Noruega, entidade que congrega escritores de 54 países, incluiu "Grande Sertão: Veredas" na lista dos 100 melhores livros de todos os tempos.


Essas notas, entre tantas outras obras de Guimarães Rosa, como o próprio livro Sagarana, que deu o nome ao museu, servem para realçar a importância do momento da inauguração histórica e de manter acesa a memória de um dos maiores escritores do Brasil e do mundo.

A inauguração foi prestigiada pela filha de Guimarães Rosa, Dona Vilma, senhora culta e sensível à arte de seu pai, que deixou transparecer a sua emoção e a sua história familiar.


O que desejo com estas anotações é destacar a visão do jovem culto e dinâmico prefeito Alisson de Itaguara, colega de meu filho Antônio, que com inteligência e invejável energia, consegue enxergar o que está visível, mas que os outros não viram ainda.

Não podemos virar as costas ou tapar os nossos ouvidos para o potencial e a capacidade dos jovens desta nova geração, que com suas bateias, sabem garimpar as riquezas que fortalecem a nossa cultura e elevam o nosso desenvolvimento econômico e social.



A pequena Itaguara (12 mil habitantes) se encontra entre as 50 melhores cidades brasileiras na avaliação do Índice de Gestão Fiscal (FIRJAN), em função da brilhante atuação do jovem Prefeito e cidadão honorário barrosense, Alisson Diego.


É fundamental valorizar esta juventude inteligente e preparada, emprestando a nossa experiência e avançando no tempo com o vigor e o preparo da nova geração.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

DIA MUNDIAL DA SAÚDE



Amanhã, dia 7 de abril, é o DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Talvez por isso, o Estado de Minas de hoje, 6 de abril, Sexta Feira Santa, traz a manchete em sua primeira página: "LEILÃO DE MÉDICOS" e na pagina nº 3, estampa: "Quem dá mais pelo jaleco?".


É uma matéria da maior importância para a reflexão dos futuros candidatos a Prefeito e a Vereadores, sobretudo neste ano em que a Igreja Católica em sua Campanha da Fraternidade aborda o tema "Fraternidade e Saúde Pública".


Percorrendo nesta manhã a alameda arborizada de nosso belo jardim da Praça Sant'Ana, enquanto aguardava o início da Via Sacra ao vivo, encontrei-me com o Senhor Luiz Chiericato, pessoa religiosa, de grande caráter e que já aposentado, continua agregando valor aos assuntos importantes de Barroso, sempre de forma voluntária.

O Sr. Chiericato, como é popularmente conhecido, na condição de membro do Conselho Deliberativo do Instituto Nossa Senhora do Carmo, estava indignado com as impropriedades ditas por um cidadão barrosense em uma rádio da região, estimulado pelo locutor do programa.
Disse para ele que não iria responder a colocações descabidas, emitidas por quem não tem nenhum conhecimento sobre o sistema de saúde e que talvez a leitura da matéria do jornal Estado de Minas de hoje poderia contribuir para ampliar os parcos conhecimentos do cidadão em questão sobre o tema da saúde.


Como estamos na Semana Santa, cabe-me parafrasear Jesus: "Pai, perdoai-lhes porque não sabem o que falam".


O jornal Barroso em Dia, competente informativo que traz a notícia na hora em que ela acontece, tendo como um dos redatores o Eduardo Pinto, leitor que me honra neste blog e filho do Dr. João Pinto, dedicado médico responsável pelo plantão do Hospital de Barroso, poderia dedicar uma matéria, confrontando a realidade dos vários municípios citados no Estado de Minas e a realidade da assistência médico-hospitalar de Barroso.


Dessa forma, com a independência e a legitimidade costumeira, o jornal poderia contribuir para que as pessoas menos informadas possam se educar. Assim, ao falarem de coisa séria como a saúde, elas não jogarão no ar, e nas ondas do rádio, opiniões desprovidas de seriedade e responsabilidade.