O dia 24 de maio é o "Dia do Vestibulando".
O acesso do estudante à Universidade se dá através do vestibular, momento de muita tensão e stress para o vestibulando.
Uma reflexão se faz necessária sobre o processo que se inicia lá no período maternal, seguindo-se no ensino fundamental 1 e 2 e no ensino médio, reforçado muitas vezes pelo cursinho.
Por que citar toda essa trajetória se o vestibular ocorre após o ensino médio?
O conhecimento é como uma casa que deve ser construida sobre um alicerse, que vai sendo formado em camadas de concreto e ferragem e se mal calculadas pode comprometer a construção.
Assim também o estudante ao longo de sua jornada vai acumulando conhecimentos nas várias áreas das ciências e se em alguns dos estágios êle não se dedicou e não se comprometeu, quando chegar a hora do vestibular ele sentirá falta do conhecimento que não reteve e recuperar esse tempo se tornará muito mais difícil e muito mais árduo, sem certeza de sucesso.
Por isto o estudante deve dedicar profundamente aos estudos em suas fases do processo, pois estará investindo em sua capacitação profissional futura e com mais possibilidade de sucesso no vestibular.
No mundo globalizado, a competência profissional é de fundamental importância para o sucesso e a pessoa não se pode contentar em ser apenas boa, ela precisa buscar ser a melhor num mundo competitivo onde a formação superior tornou-se lugar comum.
Portanto, mesmo com o sucesso no vestibular, o futuro profissional não estará totalmente garantido, pois a competência terá que ser demonstrada.
Se o conselho valesse êle não seria dado de graça, mas mesmo assim, vou falar para as crianças, os adolescentes e os jovens: Aproveite bem os momentos de lazer, mas aproveite muitíssimo mais os momentos de estudo, pois vocês estarão plantando para colher os melhores frutos no futuro de suas existências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário