Ocorreu ontem, dia 25 de abril de 2011, às 19:00horas a reunião da Câmara Itinerante, no salão da Conferência dos Vicentinos, que foi totalmente ocupado pelos moradores do Bairro Genésio Graçano e do próprio Bairro Dr. José Guimarães, numa das reuniões mais concorridas.
Os vários moradores, sobretudo do Bairro Genésio Graçano, discorreram sobre a total falta de infra-estrutura daquele bairro, falta esgoto, falta iluminação, falta pavimentação, sobra poeira, sobra esgoto pelas ruas, sobra mato, animais como cachorros e gados pelas ruas, causando total desconforto aos moradores.
São mazelas da ocupação do solo, sem que se garanta a infraestrutura adequada para uma moradia digna, o que a legislação atual não mais permite. Usava-se a doação de lotes para a Prefeitura Municipal para que ela cuidasse da urbanização, valorizando as propriedades e não tendo recursos financeiros para os investimentos necessários para a urbanização, em diversos momentos, a Prefeitura usou os lotes cedidos pelos proprietários para doa-los a pessoas necessitadas, sem que a infraestrutura fosse realizada.
Em minha fala, destaquei que sobretudo o Bairro Genésio Graçano faltava tudo mas tinha o mais importante que são as pessoas que lá moravam e que como cidadãos barrosenses que tem direito a voz e a voto, mereciam do poder público a devida atenção para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.
Destaquei a fala de um dos moradores que liderou o levantamento de recursos financeiros, que segundo ele atingiu R$20.000,00 para ajudar a Prefeitura a pavimentar a sua rua, mas que infelizmente não conseguiram sensibilizar o poder público sobre as suas necessidades.
Falei também sobre a importância do Plano Diretor em fase final de aprovação na Câmara Municipal, mas que não irá adiantar ter a lei se não se cobrar o seu cumprimento e dizia mais que a autoridade pública tem que ter coragem de fazer valer a lei, mesmo contrariando as minorias que se beneficiam desta omissão.
Corrigindo a informação passada pelo Vereador Hélio, informei que o(a) Prefeito(a) Municipal não pode se afastar do município por mais de 15 (quinze) dias e não 30(trinta) dias como havia dito. Se isto ocorrer tem que pedir licença à Câmara Municipal e colocar o(a) Vice-Prefeito(a) atuando em seu lugar.
O desenvolvimento de Barroso dependerá da colaboração de cada um de seus cidadãos, assumindo as suas responsabilidades, seja cuidando da destinação correta do lixo, seja respeitando o meio ambiente, seja preservando os bens públicos, seja cumprindo com as suas obrigações e cobrando os seus direitos.
Haverá um momento em que uma janela se abre e deixa o sol entrar. Com a páscoa renasce a minha esperança de que os moradores do Bairro Genésio Graçano e do Bairro Dr. José Guimarães terão melhores dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário