Na reunião da Câmara Municipal realizada hoje, dia 13 de fevereiro de 2014, foi aprovado por unânimidade o requerimento da Vereadora Deléia, que requer que o Executivo Municipal realize o concurso público na Prefeitura Municipal de Barroso em todos os níveis e cargos, conforme um plano de cargos e salários que está em andamento segundo o Vereador Hélio.Conforme pronunciou o Vereador Jaime, é indispensável a preparação da descrição dos cargos e funções para justamente se saber que tipo de conhecimento será exigido dos candidatos e quantas vagas estarão sendo oferecidas.
Se for realmente realizado o concurso será benéfico para a população e para o próprio Executivo, antes que o Ministério Público exija a assinatura de um TAC - Termo de Ajuste de Conduta, dando noventa dias de prazo para que o Executivo realize um concurso público na Prefeitura.
O concurso público tem sido também uma bandeira do Vereador Fernando Terra.
Contrapando o pronunciamento do Vereador Hélio, quanto ao preparo dos profissionais do ensino, pronunciei-me de que confio plenamente na capacidade de nossos mestres para o sucesso no concurso.
Será a primeira vez que se realizará concurso sob a resposabilidade da Senhora Prefeita, sendo de bom censo a contratação de uma empresa qualificada e especializada na preparação deste concurso.
O concurso público é sempre uma exigência da Constituição Brasileira, nem sempre cumprida pelos municípios, pois a contratação de trabalhadores sem concurso público, a não ser os cargos de confiança, só pode ser realizada em casos expecionais e por prazo determinado para o atendimento de questões imediatíssimas.
As pessoas concursadas tem mais segurança no trabalho, independente de quem esteja à frente do Executivo e além disso, a Prefeitura poderá investir em um programa de treinamento para os funcionários, preparando-os da melhor forma para um atendimento de qualidade e de respeito aos cidadãos que pagam os impostos e que tem todo o direito de serem bem atendidos e respeitados.
Vamoa aguardar.