Fiz uma visita ao hospital de Baependi, cidade mineira com 17892 habitantes, situada na região das estâncias minerais, distante 5 quilômetros de Caxambu.
O hospital têm também os seus sócios que chegam a 4.000 contribuintes (o Hospital de Barroso tem 1.000 aproximadamente e Barroso tem 20.000 habitantes), o que tem permitido àquele hospital realizar investimentos de grande valor, como tomografia, ressonância e outros, sem no entanto dispensar apoio de Deputados, como, por exemplo, o Deputado Federal Marcos Pestana, ex-Secretário da Saúde de Minas Gerais, que também direciona verbas para aquele hospital.
O Hospital tem também a sua Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, tornando-se uma referência para as cidades vizinhas a Baependi.
A situação geográfica de Barroso, distante 30km de Barbacena e São João del-Rei, cidades centenárias, com hospitais também centenários, acaba sendo um empecilho para a garantia de recursos do Sistema para o Hospital de Barroso.
Num esforço supra-partidário, juntamente com o Baldonedo e o Dr. Lourenço, estivemos com o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge, reivindicando os recursos que tem sido enviado para vários hospitais desta Macro-Região Centro Sul, para a manutenção do pronto atendimento no Hospital de Barroso.
Conforme dados estatísticos do CISRU, o Hospital Macedo Couto é o quarto em número de atendimentos do SAMU na região. Em primeiro lugar está a Santa Casa de Barbacena, em segundo a UPA de São João del-Rei, em terceiro o Hospital de Lafaiete e em quarto lugar o Hospital de Barroso.
A Senhora Prefeita Municipal e a sua equipe, Secretárias de Saúde e de Planejamento, além da Comissão de Saúde da Câmara, da qual sou o presidente, juntamente com a equipe do Hospital tem participado das Assembleias do CISRU, para a inclusão do Hospital de Barroso no sistema como de nível 3. Essa classificação (nível 3) já é aplicada ao Hospital Sant'Ana de Carandaí, que atende menos que o Hospital de Barroso, e significa o recebimento de R$100.000,00 por mês para a cobertura do pronto atendimento.
Voltando ao foco central desta matéria "O POVO DE BARROSO PODE MAIS", destaco a minha confiança na capacidade e no comprometimento do povo de Barroso, que a exemplo do povo de Baependi, tem capacidade para ampliar o número de Sócios Contribuintes do Instituto - SCI.
O desafio está lançado! Todos juntos, um só coração, um só espírito, formando esta grande corrente cujos elos são as pessoas, sócias e contribuintes deste ideal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário