segunda-feira, 23 de setembro de 2013

XIV SEMANA DA TERCEIRA IDADE


Sob a liderança da Divisão Lar Nossa Senhora de Fátima do Instituto Nossa Senhora do Carmo, está acontecendo a XIV SEMANA DA TERCEIRA IDADE, que se iniciou no dia 21 e termina no dia 26 de setembro de 2013.

A XIV semana tem uma rica e extensa programação, que conta também com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e a Associação Grupo Feliz Idade.

A manutenção das entidades filantrópicas, seja na assistência social ao idoso, seja na assistência médico-hospitalar tem exigido de suas administrações e de seus funcionários toda a dedicação e empenho no levantamento de recursos para a sua manutenção, tendo em vista que os poderes públicos, sobretudo a nível federal, o que tem mais recursos, não garantem o financiamento necessário para estas grandes causas.

Parabéns à Administradora Lucimara e toda a sua equipe e às organizações que apoiam a iniciativa, desejando sucesso ao evento, para que os idosos possam desfrutar de momentos alegres, felizes e acolhedores.

No acolhimento aos idosos seja no Lar ou no Hospital, as pessoas lúcidas, sobretudo entendidas, tem a responsabilidade não só de acompanhá-los, mas também de questionar aos pára-médicos os resultados de
exames ou da presença do médico nos casos em que a saúde do paciente ou do idoso inspire cuidados urgentes, caso em que o bom senso tem que prevalecer.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

9º ANO DO PRÊMIO JOVEM LEGISLADOR


Domingo passado, dia 15 de setembro de 2013, ocorreu a 9ª edição do PRÊMIO JOVEM LEGISLADOR, na Escola Municipal Artur Napoleão, com a presença de  79 alunos, representando as Escolas Estaduais Francisco Antônio Pires(duas turmas), Cônego Luiz Giarola Carlos (duas turmas), Silvano Albertoni (turma única), Prefeito Geraldo Napoleão de Souza (três turmas) e o Colégio Invictus (ex-Ginásio São José com turma única).

Deixaram de comparecer, um aluno da Turma B do Francisco Antônio Pires, um aluno da Turma 14 do Cônego Luiz Giarola Carlos, além do comparecimento de apenas uma aluna da Escola Silvano Albertoni, Thamires Maria Barra Rodrigues, a quem devemos enaltecer. A aluna compareceu para honrar o nome da Escola Estadual Silvano Albertoni, cujo gesto, representa muito bem a garra do General Italiano, que  deu o nome à Escola, um dos pioneiros da indústria de Barroso (Cerâmica Albertoni). Silvano, italiano de origem, mas barrosense de verdade, integrou a Comissão de Emancipação Político-Administrativa de Barroso, sendo eu o testemunha de seu bairrismo quando, ao final das reuniões da Comissão, assim se expressava: Viva Barroso, Viva o Brasil! Hoje eu digo: que Viva a Escola Estadual Silvano Albertoni, inspirada no exemplo e na responsabilidade de sua aluna Thamires Maria Barra Rodrigues.

Após sete prêmios recebidos pelo Ginásio São José, o Colégio Invíctus sagra-se campeão da 9ª edição do Prêmio Jovem Legislador, com uma média de 16,9 pontos, ficando em segundo lugar a Escola Estadual Prefeito Geraldo Napoleão de Souza (Turma 2) com 134 pontos. A Escola Geraldo Napoleão já se sagrou campeã uma vez e que vem todos os anos disputando com brilhantismo o Prêmio Jovem Legislador.

Parabéns aos alunos Gustavo Henrique Dantas Neves e Matheus Valle de Melo Possa, do Colégio Invictus, que obtiveram a maior pontuação do 9º PRÊMIO JOVEM LEGISLADOR, com 19 pontos cada um, ou seja, com uma nota de 9,5.

Parabéns ao Professor Wainer, Diretoria e alunos do Colégio Invictus, parabéns ao Professor Alessandro, sempre desenvolvendo com competência o seu trabalho de mestre na formação da juventude, à sua Diretoria e aos alunos da Escola Estadual  Prefeito Geraldo Napoleão de Souza. Parabéns professores, alunos e Diretoria das demais escolas que participaram do 9º PRÊMIO JOVEM LEGISLADOR.

O PRÊMIO JOVEM LEGISLADOR, de nossa inciativa, apoiado pelos colegas Vereadores, já ultrapassa as nossas fronteiras. Durante as últimas eleições o Assessor do Governador Anastasia, Enrique, pediu-me uma cópia da resolução para levar para a Câmara Municipal de sua cidade natal, Espera Feliz. Este mês recebi a visita do Presidente da Câmara de Dores de Campos, acompanhado de seu Assessor Jurídico, com a intenção de criar também na nossa querida cidade vizinha o Prêmio Jovem Legislador.

Este ano, além dos prêmios em dinheiro para a turma vencedora e sua escola e para a turma que fica em segunda lugar, a Câmara Municipal inovou. Ao final da prova, para prestigiar os alunos que compareceram, foi sorteado um PEN DRIVE para um aluno de cada uma das turmas que se fizeram presentes, finalizando com o sorteio de um TABLET para todos os alunos. O sortudo dessa vez foi o aluno Eduardo Henrique Moreira da Escola Estadual Cônego Luiz Giarola Carlos do Bandeirantes. 

O Prêmio Jovem Legislador é um patrimônio dos barrosenses, uma ideia inovadora e um produto de exportação da Câmara de Barroso. Em nosso município, felizmente, nós já contamos com toda uma nova geração de cidadãos, educada para compreender mais e melhor a política e o papel do Legislativo.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O POVO DE BARROSO PODE MAIS!


Fiz uma visita ao hospital de Baependi, cidade mineira com 17892 habitantes, situada na região das estâncias minerais, distante 5 quilômetros de Caxambu.


O hospital têm também os seus sócios que chegam a 4.000 contribuintes (o Hospital de Barroso tem 1.000 aproximadamente e Barroso tem 20.000 habitantes), o que tem permitido àquele hospital realizar investimentos de grande valor, como tomografia, ressonância e outros, sem no entanto dispensar apoio de Deputados, como, por exemplo, o Deputado Federal Marcos Pestana, ex-Secretário da Saúde de Minas Gerais, que também direciona verbas para aquele hospital.



O Hospital tem também a sua Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, tornando-se uma referência para as cidades vizinhas a Baependi.


A situação geográfica de Barroso, distante 30km de Barbacena e São João del-Rei, cidades centenárias, com hospitais também centenários, acaba sendo um empecilho para a garantia de recursos do Sistema para o Hospital de Barroso.  


Num esforço supra-partidário, juntamente com o Baldonedo e o Dr. Lourenço, estivemos com o Secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge, reivindicando os recursos que tem sido enviado para vários hospitais desta Macro-Região Centro Sul, para a manutenção do pronto atendimento no Hospital de Barroso. 

Conforme dados estatísticos do CISRU, o Hospital Macedo Couto é o quarto em número de atendimentos do SAMU na região. Em primeiro lugar está a Santa Casa de Barbacena, em segundo a UPA de São João del-Rei, em terceiro o Hospital de Lafaiete e em quarto lugar o Hospital de Barroso.


A Senhora Prefeita Municipal e a sua equipe, Secretárias de Saúde e de Planejamento, além da Comissão de Saúde da Câmara, da qual sou o presidente, juntamente com a equipe do Hospital tem participado das Assembleias do CISRU, para a inclusão do Hospital de Barroso no sistema como de nível 3. Essa classificação (nível 3) já é aplicada ao Hospital Sant'Ana de Carandaí, que atende menos que o Hospital de Barroso, e significa o recebimento de R$100.000,00 por mês para a cobertura do pronto atendimento.

Voltando ao foco central desta matéria "O POVO DE BARROSO PODE MAIS", destaco a minha confiança na capacidade e no comprometimento do povo de Barroso, que a exemplo do povo de Baependi, tem capacidade para ampliar o número de Sócios Contribuintes do Instituto - SCI. 

O desafio está lançado! Todos juntos, um só coração, um só espírito, formando esta grande corrente cujos elos são as pessoas, sócias e contribuintes deste ideal.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

NEVES JÁ ESQUENTAM MINAS GERAIS NESTE INVERNO



Um fenômeno importante ocorre em Minas Gerais, fruto do prestígio, da capacidade e da inteligência do notável e brilhante Senador Aécio Neves, principal nome do PSDB que pretende indica-lo para concorrer à Presidência da República em 2014.Aécio Neves, pretendendo ser candidato a Presidente da República bilhões de reais já estão sendo investidos em Minas Gerais pelo Governo Federal, imaginem sendo êle o Presidente.
A força do Senador Aécio Neves, tem feito a Presidente da República lembrar-se de Minas Gerais, visitando o Estado constantemente, inclusive no berço da família Neves, para lançar programas de apoio às cidades históricas, onde inclui São João del-Rei; ampliação de escolas federais em Varginha, lembrar-se da duplicação da rodovia da morte, a BR 381 no trecho até Governador Valadare, a Ministra Ideli Salvati, das Relações Institucionais, distribuindo caminnhões pipas para 100 municípios do Norte de Minas, (a Presidente estava na Bolívia para terntar se explicar para Morales); o metro de Belo Horizonte, entrega de tratores e equipamentos para os municípios, como o próprio Aécio Neves já fez em Minas Gerais, quando era seu Governador, enfim são bilhões de reais que irrigam o desenvolvimento de Minas Gerais, numa tentativa de conquistar prestígio, onde Aécio Neves tem prestigio absoluto e incomparável, fruto de seu brilhante trabalho como Governador das Minas Gerais.
Não são as raras neves do sul, mas são as Neves (Aécio )permanentes, que aquecem o inverno das Minas Gerais com recursos federais, antes mesmo de chegar ao Palácio da Alvorada em 2014.