sábado, 20 de abril de 2013

"GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA - GRANDE MESTRE"



No dia 21 de abril de 2013 completam-se vinte e quatro anos do falecimento de GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA, líder da emancipação político-administrativa de Barroso e seu primeiro prefeito. Ele, que nasceu no dia 26 de abril de 1909, completaria 80 anos no dia 26 de abril de 1989, mas veio a falecer cinco dias antes, no dia 21 de abril de 1989, deixando esta vida, mas entrando definitivamente para a história de Barroso.


Político sábio, de grande habilidade, respeitadíssimo pelos seus correligionários e pelos seus adversários, os quais considerava realmente como apenas adversários e não como inimigos. Geraldo Napoleão foi uma pessoa muito humana, filho, esposo, pai e avô exemplar. Autodidata, dono de uma invulgar inteligência, era respeitado pelos vários bacharéis que sempre faziam questão de ouvir os seus conselhos e as suas interpretações.

Juntamente com o Padre Luiz Giarola Carlos, foram dois pilares do desenvolvimento da educação, ao criar o Ginásio São José, e presidir, sem remuneração, a CNEG - Campanha Nacional de Educandários Gratuitos, entidade mantenedora do educandário. 

Na Saúde, juntamente com Padre Luiz criou o Hospital em 1959, de cuja entidade mantenedora, o INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO, foi seu tesoureiro e Diretor Geral, também sem remuneração, até 1989, quando veio a falecer.

Militou na música como regente da Banda de Música, seguindo seu avô e seu pai. Esportista, presidiu o Montanhês no seu auge, quando levou o nome de Barroso para além das montanhas, tornando-se campeão em várias competições.


Como talentoso escritor, deixou para a posteridade o livro: "SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO". Aproveitando sua viagem à Europa e a Jerusalém escreveu ainda outro livro de deliciosa leitura: "EUROPA E ORIENTE MÉDIO EM 45 DIAS".

... e muito, muito mais, de uma extensa biografia, que este momento não comporta, pois o objetivo é tão somente registrar o dia 21 de abril de 1989, em que Barroso deixou de ter a presença viva do maior entre os maiores de seus filhos: GERALDO NAPOLEÃO DE SOUZA.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS MINORIAS



A democracia representativa talvez seja o melhor dos sistemas políticos, pois permite através do voto dos eleitores, que elegem os seus representantes, para se comprometerem com as ações públicas dos governos, a nível federal, estadual e municipal, para possibilitar melhores condições de vida do povo.

Nas repúblicas democráticas, em geral e como acontece no Brasil, a própria Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica Municipal preconizam a existência de três poderes harmônicos e independentes: o Judiciário, o Executivo e o Legislativo.

No exercício dos poderes temos percebido uma grande concentração de forças e de recursos nas mãos do Poder Executivo, sobretudo do Governo Federal, que detém a maioria dos recursos e que, paradoxalmente, vai lentamente transferindo para os municípios e os estados, sem contrapartidas, as responsabilidades.

Falando do Poder Executivo nos três níveis, que na prática já detém maior poder de articulação, quando se tem uma maioria folgada de apoio no Legislativo, o problema se torna ainda maior. Como exemplo, cito a iniciativa importante do Senador do PT, emendando a PEC 29 que garantiria 10% da receita bruta da União para a Saúde  e  que  a Presidente vetou. Esse teria sido um grande benefício para o povo brasileiro que é atendido pelo SUS. A presidente, no entanto, usou de sua folgada maioria no Congresso para acolher o seu veto e cassar recursos da saúde.

Neste cenário, as minorias dos Congressistas em Brasília, dos Deputados nos Estados e dos Vereadores nos Municípios, como acontece em Barroso, exercem um papel fundamental para a democracia, pois fazem uma análise crítica mais profunda dos projetos contribuindo para os seus aperfeiçoamentos, denunciando arbitrariedades e cobrando soluções que beneficiem os cidadãos em todos os setores. Ainda que  muitas vezes arbitrariedades da maioria continuem a acontecer, nunca vai faltar fôlego às minorias para denunciar os disparates, alertar os cidadãos e fortalecer a democracia.

As minorias são as verdadeiras luzes da democracia. “Governo da Maioria e Respeito à Voz da Minoria” são pilares gêmeos que sustentam os governos democráticos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

"FUNCIONÁRIOS DE OURO"



"FUNCIONÁRIOS DE OURO", foi a expressão usada pela funcionária do IPSEMG para qualificar as faturistas do Hospital de Barroso para a administradora Silvana, quando veio especialmente ao Hospital para orientar as faturistas sobre como implantar o sistema para o faturamento "on line" do convênio com o IPSEMG.

A manifestação da representante do IPSEMG deveu-se ao fato de que tendo percorrido vários hospitais para realizar a implantação, teve que iniciar do zero e que aqui em Barroso encontrou praticamente já  funcionando o sistema, graças à competência e o comprometimento das funcionárias do Hospital de Barroso.

Se ela ficou encantada com o desempenho das faturistas, imagino que ela ficaria também extasiada pela competência e comprometimento de todos os funcionários do Hospital de Barroso, a administração, o setor de pessoal, financeiro, contabilidade, almoxarifado e farmácia, chefe de serviços gerais, recepcionistas, telefonista, lavadeiras, nutrição e dietética, manutenção, motoristas, SCI, RX e seus técnicos, ultra-som, mamografia, serviços gerais, enfermeiras, laboratoristas e médicos, desta grande família que se denomina INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO. Equipe que recebe o carinho e o respeito do povo de Barroso e região pelos 54 anos de grandes serviços prestados, carinho e respeito que deveria ser copiado por um segmento importante do qual é o maior parceiro.

Parabéns à grande família do INSTITUTO NOSSA SENHORA DO CARMO, extensivo ao dedicado pessoal do Lar Nossa Senhora de Fátima. Desejo que continuem todos, do Hospital e do Asilo, firmes no cumprimento de suas missões, no serviço ao próximo, minimizando dores e sofrimentos, acolhendo idosos e seguindo esta maravilhosa caminhada.